terça-feira, 19 de abril de 2016

Diferentes tipos de SAL!!

 Olá!
Hoje vim tirar algumas dúvidas sobre os vários tipos de sal que nos são apresentados .... E por mais antigo que seja ... sempre há uma novidade!!

Vamos começar com o SAL MARINHO:



 O sal marinho não é necessariamente retirado diretamente do mar, apesar dos depósitos de sal serem antigos reservatórios de água do mar que secou com o tempo, mas o termo pode remeter erroneamente a um tipo de sal extraído diretamente das águas do mar. É uma denominação que geralmente determina um tipo de processo utilizado na produção do sal para comercialização, mantendo características físicas e químicas que não estão disponíveis no sal de cozinha refinado.

Sua secagem é naturalmente feita ao sol, portanto não passa


pelos processos de industrialização do sal refinado, o que mantém o iodo natural e evita a inserção de compostos adicionais, ou seja,  não passa por nenhum procedimento de refinação. Consequentemente é mais grosso, tem coloração menos branca e é mais úmido.

SAL REFINADO:
 Precisamos entender que todo sal de cozinha é considerado refinado quando passar por um processo de lavagem, moagem, centrifugação e depois secagem em temperatura elevada. Em seguida, através da peneiração suas impurezas são separadas e retiradas.

Após esse processo são adicionados outros compostos para estabilização, coloração e antiumectantes para torná-lo mais soltinho. Todo esse processo remove o iodo natural, que é adicionado com a inserção de iodato de potássio, pois é obrigatório por Lei  no Brasil ter iodo no sal de cozinha. A intenção desta lei é prevenir o bócio, uma doença Tireoidiana.


SAL GROSSO:

 Esse não passa por um processo de refinação como o sal fino, ele é obtido pela extração mineral ou através da concentração e secagem de água do mar. Por isso possui cristais maiores típicos do sal grosso. O sal grosso normalmente não possui aditivos químicos. E consequentemente mantendo mais nutrientes do que o sal refinado, sendo assim melhor que o mesmo.

FLOR DE SAL:


É muito utilizada pelos chefs de cozinha, mas o que é a Flor de sal? É a camada fina de cristais que se forma na superfície das salinas, que muitos afirmam ter um sabor inigualável. Esse tipo de sal pode ter diversas colorações formadas por minerais ou algas típicas de cada região em que  é retirada. Normalmente contém compostos que não estão presentes em outros tipos de sal utilizados na culinária, o que, em tese, proporciona o sabor inigualável.

O Sal é essencial.... Sempre com moderação! Saúde e Bom Apetite!!




Sal Marinho esclarecimento de rotulo 
Sal que cura
Sal de Ervas 
 













Nenhum comentário:

Postar um comentário