quinta-feira, 22 de agosto de 2013

OVO...Um aliado na cozinha!

O ovo durante algumas décadas foi considerado um vilão pela quantidade de colesterol existente na sua composição. No entanto, vários estudos científicos recentes têm reverenciado suas qualidades nutricionais. 

Por se tratar de um alimento completo e de alta qualidade e preço acessível, torna-se um alimento mundialmente consumido. 

Rico em nutrientes como ácidos graxos linoléico, linolênico, DHA, EPA,  proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, A, E, K, e minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco, carotenóides como a luteína e zeaxantina, e também fonte de colina, um importante componente do cérebro. 

O ovo é considerado um alimento nutricionalmente completo e ideal para o consumo, pois as vitaminas e minerais auxiliam na
homeostase do organismo. E por ser uma proteína de origem animal, fornece os aminoácidos essenciais, que nosso corpo é incapaz de sintetizar. O colesterol presente em sua gema, também tem propriedades fisiológicas importantes.

Muitos são os  estudos que mostram a relação benéfica do consumo de ovo e aumento do colesterol sanguíneo, onde não há diferenças significativas entre grupos que consomem um ovo por dia e grupos que consomem mais de um ovo por dia.

Mas não esqueçamos que diversos são os estudos realizados que comprovam a relação entre o consumo do ovo e as enfermidades cardiovasculares.

O Exagero e o modo que é consumido fazem toda a diferença.

Resumindo....Sabemos que todo e qualquer alimento consumido em demasia deixa de trazer beneficios e automaticamente proporcionam os maleficios dos quais tanto queremos distancia.

Quanto mais dermos atenção à ítens hoje fundamentais como: Alimentação saudável, Atividade fisica, Sono, Hidratação, Relaxamento, Respiração.

Com certeza melhor será nossa Qualidade de VIDA!

Saúde e Bom apetite!!




Alguns textos foram retirados de estudos cientificos. NOVELLO, Daiana; FRANCESCHINI, Priscilla; APARECIDA QUINTILIANO, Daiana  y  OST, Paulo Roberto. Ovo: Conceitos, análises e controvérsias na saúde humana. ALAN [online]. 2006, vol.56, n.4, pp. 315-320. ISSN 0004-0622.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário