quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pão Integral com Gergelim e Aveia!!


Cheguei da Clinica hoje e fui direto fazer um pãozinho que é meu favorito. Simples, saboroso e muito prático. Combina com melado, tahine, queijo branco e saladas verdes em geral. É só usar a imaginação de uma forma saudável é claro eaproveitar esta delícia....

Bom apetite!!



Ingredientes:

1 xícara de água morna
1 envelope de fermento para pão
1 pitada de sal marinho

1 ovo (eu sempre utilizo o caipira)
1/2 xícara de oleo de girassol
1/2 xícara de gergelim torrado
1/2 xícara de aveia em flocos
2 xícaras de trigo integral (e mais um pouco para dar o ponto).

Misture em um bowl (bacia) o fermento à agua morna, deixe descansar por 10m. Acrescente o óleo, o sal e o ovo, misture muito bem com um fouet (batedor).

Acrescente o gergelim e a aveia e misture muito bem, logo em seguida acrescente a primeira xícara de trigo e ainda misture com o fouet, a partir da segunda xícara vá utilizando as mãos e vagarosamente acrescentando mais farinha integral até desgrudar das mãos, mas não pode ficar duro e sim macio e maleável.

Deixe crescer em local aquecido (sempre ligo o forno em 50 e deixo o bowl com a massa em cima do forno) por 25m. Retire o ar da massa amassando um pouco sem sovar muito.

Unte as mãos suavemente com óleo e faça bolas com a massa (rende em média 6 pães). Unte suavemente uma forma e distribua os pãezinhos com espaço entre eles. Deixe crescer novamente uns 10m.
Leve ao forno já pré aquecido à 180. No meu forno assou em 25m.


Hum...ficaram crocante por fora e macio por dentro!!

Beijos e até mais.