domingo, 30 de setembro de 2012

PARTE 1: Escolhendo Frutas na hora de Comprar!!



Abacate:         O tipo que tem a melhor qualidade e o melhor sabor é aquele mais pesado, firme e de polpa macia. O mais gostoso é o abacate-manteiga. Seu formato é o de uma pêra grande; e a casca, deve ser bem lisa, fina e verde. Antes de comprar abacates, aperte-os suavemente para verificar se estão firmes.

Abacaxi:        Existem diversas qualidades, mas o mais saboroso é o tipo Pérola. Para verificar se está bom para consumo, basta puxar uma folha de sua coroa. Se soltar com facilidade, está no ponto de ser consumido. Pressione com os dedos, se estiver muito duro, é sinal de que
ainda está verde. Observe também se a casca está dourada e com cheiro doce. Não compre o abacaxi se ele apresentar manchas escuras e parte batida ou mole. Para que o abacaxi verde amadureça, deixe-o à temperatura ambiente, enrolado em jornal e longe do sol.

Ameixa:          Escolha a de tom vermelho escuro vivo, pois é mais saborosa e fresca. As mais claras são azedas Não deve apresentar furos em sua casca, parte mole, manchada ou machucada.

Banana da terra:      Se for para consumir logo, compre as de casca bem amarelas, de aspecto firme. Se não for consumir logo, dê preferências as que estão ligeiramente verdes.
São as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500g e ter um comprimento de 30cm. É achatada em um dos lados, é bem grande e alongada, com a casa lisa e amarelo-escura, polpa bem consistente. Deve estar sem machucados e sempre presa à penca. Ideal para ser consumida frita, assada ou cozida.

Banana maçã:           De tamanho variado, tem formato ligeiramente curvo. Sua casca é fina, de cor amarelo-clara, com polpa branca e perfume que assemelha-se ao da maçã. Deve estar sempre presa à penca e sem manchas escuras.  Quando amarela, está madura e pronta para ser saboreada. Muito apreciada pelos bebês, amassada e misturada com aveia ou farinhas enriquecidas.
Banana nanica:         É uma das mais consumidas pela população, deve sempre estar presa à penca, sem manchas escuras e polpa macia. Sua casca é lisa e amarela. Quando for comprar este tipo de banana, prefira as que estejam ligeiramente esverdeadas, pois logo amadurecerão. Sua polpa é bem doce, macia e de aroma agradável.

Banana prata:           De ótima qualidade. Fruto de até 15cm de comprimento, de casca amarelo-esverdeada, com polpa menos doce e mais consistente que a banana nanica, indicada para fritar. Sua casca não deve apresentar manchas escuras, sinal de que está machucada por dentro.

Carambola:   Fruta que varia de cor, podendo ser verde ou amarela, dependendo do grau de maturação. Tem uma forma curiosa, de gomos achatados, que quando cortados no sentido transversal, têm o aspecto de estrela. Prefira as maduras que possuem sabor adocicado. As verdes têm sabor ácido e adstringente.

Cerejas frescas:        Compre somente as cerejas de cor vermelha bem escura e, de preferência, ainda com o cabo. Ao ser tocadas com os dedos, a fruta deve mostrar-se firme. Descarte as murchas.

Coco:              O verde, a polpa deve ser tenra com a consistência de um creme. O maduro deve ser escolhido pelo peso e quantidade de água que tem. Para saber se está em boas condições, bater na casca; se ele estiver fresco, som é estridente; se o som for oco, indica que a fruta está estragada.

Continua...

Fonte: nutrindosuavida