sexta-feira, 2 de março de 2012

Os Efeitos do Álcool no seu Corpo!!

Mais do que prejudicar os reflexos e atingir o fígado, o excesso de bebida alcoólica causa prejuízos em todo o  corpo.

Hoje está cientificamente comprovado que o álcool em doses pequenas, chega a trazer até mesmo benefícios ao coração, mas...em pequenas doses.
Abaixo listamos como o álcool pode afetar seus órgãos e prejudicar a qualidade de vida.

Olhos:                A neurite ótica causada pelo consumo abusivo de álcool esgota as reservas de zinco e de vitamina B1 do organismo e, em alguns casos, pode levar o indivíduo à cegueira.
Boca:                 A médio e longo prazo, a bebida pode aumentar o risco de lesões na boca e de inflamação nas gengivas. Cerca de 80%dos cânceres de boca, faringe e laringe estão relacionados ao álcool. Segundo pesquisadores australianos, ate mesmo enxaguatórios bucais com álcool podem aumentar a taxa de câncer oral.
Esôfago:              Depois que entra pela boca, o álcool dirige-se para o esôfago. Lá, pode danificar as células e causar uma inflamação conhecida como esofagite. Também pode provocar dor, azia e queimação. A médio e longo prazo ate hemorragia. Cerca de 75% dos casos de câncer de esôfago  são atribuídos ao consumo de bebida alcoólica.
Pâncreas:            É o órgão do corpo responsável pela produção de insulina e de
enzimas digestivas. Em excesso, o consumo de bebida alcoólica pode causar sua inflamação e levar o individuo a sofrer de pancreatite (inflamação). A inflamação do pâncreas pode resultar também, na destruição das células que produzem a insulina e provocar o surgimento do diabetes.
Fígado:                 De todos os órgãos, ele é o mais atingido – por ser o único que metaboliza o álcool no organismo. Em media, o fígado leva uma hora para metabolizar uma lata de cerveja. Se o individuo toma dez latas, ficara com essa substancia no sangue por pelo menos 10 horas. A médio e longo prazo, pode desencadear doenças graves como hepatite e cirrose.
Sangue:               Depois de absorvido pelo sangue, o álcool é eliminado do organismo de três formas: o rim elimina 5% pela urina; os pulmões, outros 5% pelo ar; e o fígado por fim,  metaboliza os 90% restantes. Sua circulação na corrente sanguínea também altera a produção de glóbulos vermelhos e torna o individuo mais vulnerável a anemia.
Músculos:           O álcool prejudica a absorção de vitaminas do complexo B. Isso pode acarretar uma atrofia muscular nos membros inferiores chamada polineurite alcoólica. Em tempo: as mulheres sentem mais os efeitos do álcool. A reação de uma lata de cerveja no corpo delas equivale a de duas no de um homem com a mesma massa corporal.
Aparelho Reprodutor:  No homem, o uso crônico de álcool pode causar impotência e afetar o desempenho sexual. Nas mulheres, o consumo durante a gravidez pode levar à síndrome fetal alcoólica – uma alteração genética que provoca deformação física e retardo mental. Há risco de inibir a produção de hormônios e provocar a infertilidade.
Pele:                   A desidratação provocada pelo consumo abusivo aumenta o risco de psoríase, uma doença de pele benigna e crônica.
Intestino:            Cerca de 80% do álcool é absorvido pelo intestino delgado – os 20% restantes, pelo estomago. No intestino delgado, o consumo excessivo pode causar úlcera e câncer. Depois de absorvido pelo intestino, o álcool entra na corrente sanguínea. Em questão de segundos o sangue irriga essa substancia para todo o organismo.
Estômago:          O efeito do álcool no organismo está diretamente relacionado à quantidade de comida existente no estômago. Se o individuo bebe de estomago vazio, a absorção é muito maior. E o estrago também. O álcool irrita a mucosa estomacal e contribui para a formação de ulcera e gastrite. Em poucos minutos, causa azia, queimação e dor de cabeça.
Coração:             Não está imune aos efeitos do álcool. O consumo exagerado pode causar desde hipertensão arterial ate arritmia cardíaca. Em alguns casos o individuo pode sentir palpitação, falta de ar e dor no tórax. Em outros, mais severos, o álcool pode lesionar suas fibras e provocar uma doença chamada miocardiopatia alcoólica.
Cérebro:               Um dos primeiros efeitos do álcool é uma leve sensação de relaxamento e bem-estar. Mas, dependendo da concentração encontrada no sangue, essa sensação pode se transformar em irritação e agressividade. Em poucos minutos, o álcool também provoca perda dos reflexos, prejuízo de julgamento e alteração da memória, entre outros.
Cabelo:               O consumo freqüente pode desidratar o couro cabeludo e torná-lo quebradiço e, em alguns casos levar a queda dos fios.

Como sempre digo à vocês, nada é proibido, só tenho que saber o quanto, e de quando em quando, para que não venha a me prejudicar. Uns goles de cerveja e principalmente uma boa taça de vinho, faz bem ao coração e as emoções.
Então aproveite de forma consciente! 

Vivasaude/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário